Viver um Conto
Nesta ação, alunos da Fundação Raízen visitam uma instituição (escola, asilo ou hospital) e realizam atividades como leitura de histórias, desenhos, pintura facial e apresentação de teatro com fantoches. O objetivo é estimular os alunos da Fundação a utilizar de forma adequada a linguagem oral, além de incentivar o gosto e o prazer pela leitura e proporcionar momentos de sonho, imaginação e descontração.

Projeto Histórias que Ganham o Mundo
O projeto se baseia em oficinas para os educadores de escolas municipais, que são capacitados para desenvolverem junto aos alunos, textos e ilustrações sobre um tema escolhido. Cada escola participante seleciona os melhores trabalhos, que ao final compõe um livro sobre o projeto. Em seu último ano beneficiou mais de 12 mil estudantes do Estado de São Paulo (Dois Córregos, Assis, Piracicaba, Araçatuba, Jaú, Igaraçu do Tietê, Valparaíso, Maracaí, São Paulo, Barueri), de Goiás (Jataí, Rio Verde e Montividiu) e do Rio de Janeiro (Duque de Caxias). É um projeto patrocinado por meio da Lei Rouanet.

Exposição pedagógica
A Exposição Multidisciplinar Pedagógica (EMP) se destina a apresentar à comunidade o trabalho realizado com os alunos das unidades da Fundação Raízen. A cada ano é escolhido um tema cultural, que pode ir de Machado de Assis a Picasso ou à música da década de 1960. O projeto se completa com a montagem de uma apresentação no teatro da cidade, aberta ao público.

Projeto de Olho no Futuro
O projeto tem como principal objetivo proporcionar aos alunos de escolas e universidades informações sobre cursos e profissões, oferecer demonstrações de entrevista de emprego, dar dicas de postura profissional, marketing pessoal, além de contar com uma exposição de instituições parceiras que atuam no oferecimento de vagas de estágio e na capacitação técnica de jovens.